Introdução ao blog

Para se entender a história da medicina não basta apenas compreender os recursos técnicos disponíveis para cada época, mas é fundamental irmos além: a história da medicina muitas vezes se confunde com a história de um estado, com a história de uma cultura ou de uma religião.


Durante as futuras publicações procuraremos investigar os acontecimentos da sociedade que influenciaram e mudaram os rumos da medicina.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A Peste Negra

A Peste Negra, que matou vários milhões de pessoas na época, foi quase certamente uma praga bubônica. Contudo, ninguém sabia o que era nem o que a causava. A maioria das pessoas achava que tratava-se de punição divina. Alguns cristãos disseram que os judeus haviam envenenado os poços, e isso levou a massacres de judeus. Alguns atribuíam a praga a diferentes causas naturais, incluindo miasmas—venenos que acreditava-se existirem no ar, provenientes de animais e vegetais em estado de podridão. Algumas pessoas acreditavam que a praga era causada por contágio — isto é, que era transmitida de pessoa para pessoa mediante contato próximo — mas elas tinham pouca ideia do que poderia de fato transmitir a doença.

A Peste Negra levou a medidas importantes de saúde pública. A cidade de Veneza nomeou uma espécie de comitê de saúde pública, que publicou regulamentações para enterro e proibiu que os doentes entrassem na cidade. Procissões públicas também foram proibidas. Na cidade de Florença, um comitê semelhante determinou que se matassem cães e gatos. Os motivos para isso nunca foram esclarecidos. As pessoas dessa época certamente não sabiam que a praga bubônica é na verdade disseminada por pulgas de ratos para humanos; isso só foi descoberto séculos mais tarde. Contudo, cães e gatos carregam pulgas. Se a exterminação dos animais foi útil é uma boa pergunta. Por um lado, isso provavelmente eliminou muitas pulgas que habitavam nos animais. Por outro, os gatos são bons caçadores de ratos.

A área da medicina estava claramente se organizando ao redor da idéia de uma abordagem científica no final da Idade Média



Leitura indicada:  http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dico_da_peste

Nenhum comentário:

Postar um comentário